Sindhospi, Sociedade de Patologia e Iaspi discutem aumento dos valores dos procedimentos
Reunião

O Sindicato dos Hospitais e Clínicas do Piauí (Sindhospi), representantes da Sociedade de Patologia do Piauí e a diretora-geral do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Estado do Piauí (Iaspi), Daniele Aita, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, dia 7, para tratar sobre reajustes em procedimentos de Patologia. O encontro viabilizou um aumento médio em torno de 20%, nos procedimentos que foram apresentados, acima da inflação

De acordo com o assessor jurídico do Sindhospi, Dr. Thiago Brandim, o Sindicato atua viabilizando o diálogo entre as redes credenciadas e a prestadoras. “Estamos trabalhando na defesa e na melhoria da remuneração dos prestadores perante ao Iaspi e a todos os planos de saúde. Temos procurado estabelecer esse diálogo com todas as operadoras para conseguir esse avançado para a rede prestadora, que faz um serviço de excelência em todo o estado do Piauí e nada mais justo que ser bem remunerado”, informou o assessor jurídico do Sindicato, Thiago Brandim.

A presidente da Sociedade de Patologia do Piauí, Dra. Teresinha Castello Branco Carvalho, avaliou como positivo o encontro e que reconhece a situação do Estado. “A reunião foi muito proveitosa. Conseguimos chegar ao consenso em algumas coisas. Não é exatamente o ideal, mas temos que reconhecer que não é possível conseguir tudo o que queremos. Foi possível chegar a um acordo. Outro avanço foi que conseguirmos fechar a data base. Então, todos os anos estaremos aqui conversando sobre os valores do setor patológico”, analisou a presidente.

A diretora-geral do Iaspi, Daniele Aita, atendeu a demanda protocolada em agosto de 2016.  “Foi um reunião produtiva a pedido da presidente da Sociedade Piauiense de Patologia, em parceria com o Sindhospi, que havia protocolado um ofício solicitando o aumento em alguns procedimentos da Patologia. Conseguimos levantar os números do Plamta e do Iapep Saúde do que seria possível, viável para a cobertura conforme os recursos dos mesmos. Assim fizemos uma contra proposta à proposta antes apresentada. Conseguimos chegar a um acordo”, afirmou.

Daniele Aita informou ainda que o Instituto estará discutindo anualmente os valores pagos as redes prestadoras. “Temos a sensibilidade da necessidade do reajuste. Da necessidade de rever a tabela, mas também reconhecemos que eles entenderam que a situação é limitadora. Ao longo dos anos o déficit que foi gerado, nós não conseguimos resolver em um, dois anos. Já conseguimos avançar bastante com o aumento que será dado agora. Vamos trabalhar para que todo ano, dentro dessas possibilidades, pelo menos cobrindo parte da inflação na saúde, podemos tratar e conseguir avançar, priorizando o atendimento de qualidade”, finalizou a diretora.